O valor de um gesto no combate à fome

2015-11-25

Nova Campanha de Recolha de Alimentos dos Bancos Alimentares
É já no próximo dia 28 e 29 de novembro que os Bancos Alimentares promovem mais uma Campanha de Recolha de Alimentos a nível nacional. Com a participação de mais de 42 mil voluntários, a iniciativa volta a apelar à solidariedade de todos os portugueses, reforçando a importância da doação de alimentos e o valor do gesto da partilha no combate à fome.
#1alimento1sorriso
“A sua ajuda é enorme por mais pequena que seja a sua contribuição” constitui a ideia-forte da campanha, interpelando de uma forma simples para o sentido mais puro de grande ação de apelo à solidariedade que os portugueses conhecem bem: um só alimento faz uma grande diferença, existindo um efeito multiplicador de todos os donativos.

A campanha realiza-se mais uma vez nas zonas de Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Beja, Oeste, Castelo Branco, S.Miguel, Terceira e Madeira, onde todas as pessoas podem fazer a sua doação de géneros alimentares em mais de 2.000 super e hipermercados.
Para Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome “A fome e as carências alimentares são, infelizmente, uma realidade, muitas vezes escondida, na nossa sociedade e continuam a afetar todos os dias muitas famílias. A solidariedade individual e o esforço conjunto de uma sociedade atenta e empenhada serão sem dúvida fundamentais para combater esta realidade e a ajuda de cada um é enorme por mais pequena que seja a sua doação. Cada contributo é muito valioso.”.

A campanha decorre nos moldes tradicionais durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro: voluntários dos Bancos Alimentares, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais. Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, como leite, conservas, azeite e óleo, arroz, açúcar, farinha, bolachas, massas, etc.
Voluntariado em ação
A campanha mobilizará mais 42.000 pessoas que a título voluntário recolhem as contribuições efectuadas nos estabelecimentos comerciais, as transportam e arrumam nos armazéns dos 21 Bancos Alimentares em atividade.
Portal de doação Online Campanha “Ajuda Vale”
Para quem não tem a possibilidade de se deslocar ao supermercado no fim de semana mas que não quer ficar indiferente a esta causa, o Banco Alimentar disponibiliza ainda, entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, o portal de doação online em www.alimentestaideia.net no qual com um simples clique é possível doar alimentos para quem mais precisa.
Realiza-se em simultâneo a campanha “Ajuda Vale” nos supermercados e nos postos de abastecimento da BP. Em suportes próprios colocados nas caixas, vales de produtos selecionados representando uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", 1 litro de óleo, 1 lata de salsichas e 1 lata de atum) com um código de barras próprio através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
Produto da campanha distribuído localmente
O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído de imediato localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores. Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.
Mais de 420 mil pessoas recebem ajuda
De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, ao longo do primeiro semestre de 2015 foram apoiadas com produtos mais de 2.600 instituições, que concederam ajuda alimentar a cerca de 425 mil pessoas comprovadamente carenciadas. No ano passado, os 21 Bancos Alimentares em actividade distribuíram 29.630 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 41.482 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 118 toneladas por dia útil.
Dados mais relevantes
• Campanha "Saco" nos dias 28 e 29 de Novembro em 2.000 estabelecimentos comerciais com a adesão de 42 mil voluntários.
Campanha "Ajuda Vale" de 28 de Novembro a 6 de Dezembro com entrega de vales que representam produtos em todas as lojas das cadeias Continente, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Makro e Pingo Doce e, também, nas bombas da BP.
• Mais de 420 mil pessoas carenciadas apoiadas através de 2.600 instituições em 21 regiões do país, muitas das quais se encontram em privação alimentar.
29.630 toneladas de alimentos distribuídos em 2014, que equivalem a uma média de 118 toneladas por dia útil.
Sacos de papel, amigos do ambiente, substituem progressivamente os sacos de plástico.
#1alimento1sorriso para dar testemunho de participação e partilha nas redes sociais.

Para mais informações sobre a campanha, contacte:
Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome
961 738 631/919 000 263
www.bancoalimentar.pt

A procurar...
BA AbrantesBA AlgarveBA AveiroBA BejaBA BragaBA Castelo BrancoBA CoimbraBA Cova da BeiraBA ÉvoraBA Leiria-FátimaBA LisboaBA MadeiraBA OesteBA PortalegreBA PortoBA SantarémBA São MiguelBA SetúbalBA TerceiraBA Viana do CasteloBA Viseu

Campanha Pilhas por Alimentos

O Banco Alimentar de Setúbal recolheu 905 kgs de pilhas usadas na campanha Pilhas por Alimentos. O Banco Alimentar de Aveiro foi o grande vencedor recolhendo 1.910 kg. Na 1ª edição da campanha Pilhas por Alimentos, os 13 BA que participaram reuniram um total de 6,9 toneladas de pilhas usadas.

Saiba mais »

O BANCO ALIMENTAR DE SETÚBAL ANGARIOU 177 TONELADAS DE PRODUTOS NA CAMPANHA DE RECOLHA DE 27 E 28 DE MAIO DE 2017.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal foram angariadas 177 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.

Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a 22.160 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 160 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.

A campanha mobilizou cerca de 2.200 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 197 supermercados onde foi organizada a recolha.

Saiba mais »
mais notícias »